Xavante

A Tropa Guia foi fundada um ano depois da fundação da Tropa Escoteira, pois a escoteira Renata Garcia já tinha 15 anos e precisava passar.

Como haviam 2 pioneiras que tinham idade de guia, elas voltaram e com mais 2 meninas que entraram, a Flávia e a Renata Piccinin, fundamos a tropa guia tendo como chefe a Regina. Porém as pioneiras não continuaram.

A Tropa começou com apenas uma patrulha que era a Chavantes (com ch), com a entrada de mais meninas o nome Chavantes foi para a tropa e fundaram as patrulhas Yanomami e Txucaramãe.

O grito da tropa foi criado tendo em vista as expectativas quanto as atividades da tropa. Como o grito fazia referência a Serra do Mar e ao clã de pioneiros criou ciúmes por parte das outras patrulhas e sessões. Então fizemos uma música explicando nosso  grito e tudo ficou em paz novamente.

O tão esperado acampamento na Serra do Mar não aconteceu, pois foi uma época que ocorreram muitos acidentes no local e a UEB proibiu acampamentos nesse local.

Na época de criar as novas patrulhas, foi criada uma patrulha chamada Jurei. Porém depois de um tempo decidimos por manter nomes indígenas nas patrulhas sendo assim modificado o nome da patrulha para os acima mencionados.
Depois de um tempo mudou a chefia da tropa e quem assumiu foi a chefe Itamar

Tropa Guia

Com a chefe Itamar, na tropa guia fizemos uma atividade de reciclagem de papel, onde fizemos papéis e uma das atividades desenvolvidas posteriormente foi escrever uma mensagem para uma amiga e rasgar o papel ao meio, cada uma ficando com uma metade, então para ser lida novamente a mensagem teria que ser juntada.

Eu era guia, fomos acampar de ônibus de linha. A tropa era nova e tínhamos acabado de ganhar uma corda novinha, bem grossa de 25 metros e levamos. Na ida foi tudo bem, fácil.

Mas na volta….. tinha chovido o acampamento todo, estávamos encharcadas, sujas de barro até onde não dava mais, cansadas e tínhamos que carregar uma corda que triplicou de peso. Pusemos no bastão e carregávamos de 2 em 2, o problema é que só tinham 3 meninas. Quando entramos no Ônibus então…. as pessoas ficavam nos olhando com uma cara…… Cheguei em casa praticamente sem ombro, mas foi muito legal.

Chefes que ja foram da tropa: Regina, Itamar, Silvia, Cristina, Marisa, Débora, Sandra, Joyce, Indira, Débora

GRITO DA TROPA

Á luz do dia e sobre a proteção de uma raio de luar. Aventurando na Serra do Mar. Por verdes mata a tropa escoteira em nossos corações.Tendo como futuro o clã de pioneiros. E a Alegria de ser uma guia do grupo escoteiro sempre avante. GUIAS DA TROPA XAVANTE!!!!

E a tropa guia ataca, massacra, impõe o seu valor. Não tem medo da morte sua seção só faz horror. Nós somos tropa guia nosso lema é vibração. Estamos sempre juntas pra cumprir qualquer missão. É guia, Brasil. Acima de tudo, abaixo de nada. Ativa, unida, destemida. A nossa tropa guia será sempre a mais unida!

G – GUIAS
U – UNIDAS
I – INTELIGENTES
A – AMIGAS
S – SENSACIONAIS

Tropa guia, guia é! É que é bacana! Tropa guia, guia é! É que é legal! Ser guia é! Ei! É que é bacana! Ser guia é! Ei! É que é legal!

MUSICA DA TROPA

Eu sou uma guia, mais porque és guia
Eu sou uma guia e você vai saber por que
Vou lhes contar, vou lhes contar a razão
De ser uma guia do coração
O escotismo me encantou e também me cativou
Por isso que uma guia eu sou
Eu tenho força como guia
Alegria de uma guia
Chaveco de uma guia eu posso ter
Uhu!!!
Por isso que sou uma guia, eu sou uma guia
Uma guia toda vida eu ei de ser

Atuais patrulhas na tropa: Karajá, Txukarramãe e Apinayê