Sobre o Grupo

O 150º Grupo Escoteiro Ibiraguaçú é um dos mais tradicionais grupos escoteiros de São Paulo. Formado no ano de 1983, a partir do interesse de famílias da região da Vila Campo Grande, Vila Isa, Chácara Flora, Santo Amaro, Interlagos e região, o grupo rapidamente se consolidou como um importante centro de convivência familiar, que gira em torno da salutar prática do Escotismo.

O primeiro nome em mente, então, foi Grupo Escoteiro Campo Grande, que é o nome do bairro onde se situa a sede do grupo. E por que não Campo Grande em tupi guarani?

Iniciou-se uma pesquisa para descobrir como seria este nome na língua indígena. Após uma ampla pesquisa realizada pelos fundadores do grupo, encontraram a definição de “Arvore” = “Ibira” e “Grande = Campo”. Este foi o nome levado para a Assembléia: “Grupo Escoteiro Ibiraguaçu”.

A sugestão foi aceita pela assembleia, em grande parte por ser um nome de origem indígena. Um novo modelo de lenço também foi desenvolvido, mantendo o padrão das cores do lenço protótipo, apenas substituindo a fita branca pela marrom (de terra, de campo). A Bandeira foi discutida nesta mesma assembleia e os fundadores fizeram o desenho em função das novas cores.

Alguns anos depois, quando o grupo já estava em atividade, encontraram um novo significado para a palavra “Guaçu” e que não estava relacionada com a palavra “Campo” como se supunha no inicio. A palavra “Guaçu” significava “Grande”.

O Grupo que até então não tinha um símbolo, ganhou com esta descoberta o desenho de uma grande e bela árvore como seu símbolo maior.

 
Quer mais detalhes? Clique aqui.