Seoni

O 150º GE Ibiraguaçu durante o ano de 2002 recebeu uma grande quantidade de crianças em sua sede para conhecerem o movimento escoteiro. A cada nova criança que chegava e se encantava, um novo lobinho começava a fazer parte do nosso grupo. Durante este ano a Akelá Sandra conduziu as atividades fazendo a Alcatéia crescer consideravelmente. Ao chegar ao fim do ano, a Alcatéia Ibiraguaçu estava com quase 40 lobinhos. A chefia se reuniu e decidiu que seria melhor para as atividades dividir a Alcatéia Ibiraguaçu em duas novas Alcatéias.

Em janeiro de 2003 começou-se o trabalho para estruturação destas duas Alcatéias. Foi feita uma divisão das crianças e da chefia, contando com novos chefes para apoiar esta nova estrutura. Começamos de maneira bem cautelosa a programar uma atividade para que as crianças nem percebessem essa divisão. Criamos uma atividade baseados na História de Mowgli na Jângal, e todos os personagens que tinha uma Alcatéia tinha na outra também. Tínhamos 2 Akelá, 2 Bagueera, 2 Baloo, 2 Kaa e 2 Lobo Gris.

A escolha do nome das duas alcatéias também foi feita em conjunto. Baseando-nos na História da Jângal, lembramos dos nomes de dois lugares muito importantes para o Mowgli. A floresta Seoni e o Rio Wainganga. A parte difícil era definir qual nome teria cada alcatéia. Então durante uma reunião de chefia a brilhante idéia do Sorteio foi colocada em pratica. No primeiro dia de atividade após a divisão das crianças criaram-se então as Alcatéias Seoni e Wainganga.

Assim no dia 15 de fevereiro de 2003, aconteceu a primeira atividade do ano e a primeira atividade da Alcatéia Seoni. Aplicamos a atividade de maneira bem dinâmica, descontraída e atrativa onde cada chefe estava caracterizado conforme seu personagem na Jângal.

O chefe Maurício (Jabá), começou contando a historia de como Mowgli foi parar na Jângal e cada vez que ele dizia o nome de algum animal estes entravam no cenário.

Depois de ter contado toda a história ele mesmo deu a explicação do que estava acontecendo as crianças, e que a partir daquele momento o GE Ibiraguaçu teria duas fortes Alcatéias.

A chefia da Alcatéia Seoni era formada por adultos crianças prontos para realizar atividades nas mais diversas áreas como: física, intelectual, social, afetiva, caráter e espiritual.

E eram eles:

  • Chefe Helene como Akelá (chefe comandante da alcatéia, mais experiente)

  • Chefe Célia como Baloo (Urso gordo e cinzento que ensina as leis da Jângal a Mowgli)

  •  Chefe Sandra como Bagueera ( Pantera negra que ensina Mowgli a caçar)

  •  Chefe Celeste como Kaa (Cobra engenhosa, ensina a usar a inteligência)

  • Chefe João como Lobo Gris (Lobo irmão do Mowgli, sempre do seu lado)

A cada ano, a alcatéia vai crescendo (lobos e chefes). Muitos já passaram pela a Alcatéia Seoni e cada um tem suas marcas registradas nos livros caça, na memória e no coração.