Caramuru

1987 – O grupo Escoteiro Ibiraguaçu com aproximadamente quatro anos de existência , sente a necessidade da criação do ramo escoteiro feminino para acolher suas lobinhas que atingiam a idade limite de 11 anos, e entravam numa nova fase de sua progressão.

 Assim, em 18 de Março de 1987 é realizada a primeira reunião para a discussão sobre a criação de uma nova tropa escoteira, e já em setembro do mesmo ano é dado inicio as atividades do ramo escoteiro feminino, porém,  somente após aproximadamente um ano e meio o registro definitivo da tropa é autorizado e anunciado pelo então Chefe de Grupo, o chefe Jorge.

 Primeira Patrulha: BEIJA-FLOR
Primeira Chefia: Cristina, Cecília e Miriam.
Elementos da primeira Patrulha:  Adriana, Andréa, Yara, Thaís, Renata, Kátia, Elaine e Rosângela.

1988 –  Oficialização da Tropa Caramuru
A oficialização da Tropa se dá em 21 de Maio, no Colégio Santa Maria, onde  é realizada a  promessa das primeiras escoteiras  e a partir desta data a Patrulha Beija-flor  deixa de existir para dar origem à Patrulha Onça Pintada e Patrulha Pantera.

Mais tarde foram formadas as Patrulhas Tigre e Leão.

Chefes que fizeram parte da Tropa Escoteira Caramuru: Maria Cristina, Miriam, Cecília, Andrea, Creuza, Regina, Marisa, Renata, Célia.

Grito da Tropa

UNIDAS PELA VIDA COM BRAVURA E COM AMOR, É BELO, FORTE, IMPÁVIDO O TOM FORTE DO LOUVOR É UM BRADO DE ENERGIA PODEROSA GRANDE, URU CARARA, CARARA., CARAMURU! TROPA **CARAMURU**

Oração da Tropa

TÃO PURO COMO O OURO
TÃO FORTE COMO A PEDRA
TÃO CLARA COMO UM CRISTAL
ASSIM SERÁ A MINHA ALMA
AMÉM!!!